sábado, 14 de maio de 2011



A Lei da Ficha Limpa mobilizou milhões no País. Conseguiu aprovação no Congresso em tempo considerado recorde,mas  após um ano da sua aprovação na Câmara, a lei carega dúvidas jurídicas que se não forem respondidas logo, há quem defenda que a Ficha Limpa passe a acumular frustrações. “A lei e nada será a mesma coisa”, sentencia o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada no estado

Da redação do DIARIODENATAL

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o próximo dia 20 de maio, quando é esperado que 80% de todo o público-alvo do Rio Grande do Norte seja imunizado. Até ontem, apenas 61% dessas pessoas tinham sido atendidas no Estado. Também ao longo de ontem, foi registrada a falta de vacinas em algumas unidades de saúde de Natal.

A chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiane Souto, afirmou que a falta de vacinas foi temporária e que já foi resolvida. "Devido à grande procura, as geladeiras não tinham mais vacinas, uma vez que apenas 54% de cada frigorífico pode ser preenchido. Se colocar acima do previsto, a qualidade das vacinas é comprometida", explicou ela. Durante todo o dia de ontem, seis veículos reabasteceram todas as unidades básicas em Natal. Em nível estadual, já foram vacinadas 65% das crianças, 62% dos idosos, 87% dos profissionais de saúde e 40% das gestantes

Governo Federal reconhece situação de emergência em Ipanguaçu

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
O Governo Federal reconheceu a situação de emergência no município de Ipanguaçu, distante a 214 km de Natal, após o decreto do prefeito Leonardo Oliveira no último dia 28 de abril. A portaria número 225 foi assinada nessa quinta-feira (12) pelo Secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, e publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira(13).
A publicação ocorre dois dias após reunião entre o prefeito Leonardo Oliveira, a deputada federal Fátima Bezerra e o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução do Ministério da Integração Nacional, coronel Ivan Fredovino Ramos Júnior, em Brasília.
“Esse reconhecimento é o primeiro passo para que possamos pleitear junto ao Governo Federal as obras de que o município necessita por conta dos danos causados pelas enchentes, tais como recuperação de estradas, pavimentações, pontilhões, passagens molhadas e bueiros. Além disso, é nossa intenção realocar pelo menos 130 famílias, que hoje moram em locais alagadiços, para áreas seguras”, afirmou o prefeito Leonardo Oliveira.
Para o prefeito, a rápida resposta do Governo Federal é esperança de que esses recursos serão liberados em breve, de forma a “devolver Ipanguaçu à normalidade”.

Livro distribuído pelo MEC defende errar concordância


Um livro didático para jovens e adultos distribuído pelo MEC a 4.236 escolas do país reacendeu a discussão sobre como registrar as diferenças entre o discurso oral e o escrito sem resvalar em preconceito, mas ensinando a norma culta da língua.
Em sua página 15, o texto afirma, conforme revelou o site IG: "Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar os livro?'. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico".
Segundo o MEC, o livro está em acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) --normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos.
"A escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe uma única forma 'certa' de falar, a que parece com a escrita; e o de que a escrita é o espelho da fala", afirma o texto dos PCNs.

Campanha da vacinação atingiu 60% do público-alvo, diz ministério

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 60,24% do público-alvo foi imunizado durante a campanha da vacinação contra a gripe, que encerrou nesta sexta-feira (13).

Segundo o Ministério da Saúde, o balanço parcial entre secretarias municipais e estaduais leva em conta dados das 18h,que apontam 18.028.230 pessoas vacinadas.
Em alguns estados onde as metas não foram atingidas, a campanha de vacinação ainda segue. A meta, segundo o ministério da Saúde, é vacinar cerca de 24 milhões de pessoas. O público com maior cobertura de vacinação foi o das crianças com idades entre seis meses e dois anos. Cerca de 65% do público nesta faixa etária foi imunizado.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Morre a dançarina de funk Lacraia, aos 34 anos

Morreu, às 5h desta terça-feira (10), Marco Aurélio Silva da Rosa, de 34 anos, mais conhecido como a personagem feminina Lacraia. O Hospital Universitário Gafree Guinle, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde ele estava internado para se tratar de uma doença crônica, não está autorizado pela família a divulgar a causa do falecimento.
Lacraia ficou conhecida em 2002 ao formar uma dupla de funk com o MC Serginho e dançar hits como "Vai, Lacraia!" e "Eguinha Pocotó".