quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Frase do dia

"É melhor atirar-se em luta, em busca de dias melhores, do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutaram, mas também não venceram. Que não conheceram a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem à Deus por terem vivido, mas desculpam-se diante dele, por simplesmente, haverem passado pela vida.¨



(Bob Marley)
UM NATAL onde o aniversariante, Jesus Cristo, seja o principal foco das comemorações. E um ANO NOVO com mais igualdade, fraternidade, respeito aos direitos humanos e justiça social par todos os homens".



UFRN oferece 380 vagas de graduação através do sistema de seleção unificada

Das 1.687 vagas destinadas aos estudantes para universidades públicas do Rio Grande do Norte, oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2012, 380 estão sendo oferecidas pela UFRN. Dessas, 335 serão ocupadas no primeiro semestre e as outras 45 no semestre seguinte.


Os cursos com vagas abertas são: Ciências Atuariais, Agronomia, Engenharias (Aquicultura, Florestal e Software), Estatística, Geofísica, Gestão Hospitalar, Sistemas de Informação, Zootecnia e Química (Bacharelado). Os interessados podem consultar o site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br/) e conferir se pela nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está apto a disputar as vagas oferecidas. A verificação deverá ser feita entre os dias 07 e 12 de janeiro. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade.
Brasil tem dívida com Fátima Bezerra em relação à Educação, diz Senador Cristovam Buarque
 
 
“O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra quando ela colocou a emenda na Lei do Piso Salarial do Magistério definindo o limite da carga horária em sala de aula para o professor. Agora, tem uma dívida ainda maior pela vitória que ela teve em levar para o plenário da Câmara dos Deputados a proposta de Lei que define o reajuste do piso salarial. Se não fosse a luta difícil que ela levou nestas duas últimas semanas, os professores ficariam com o reajuste abaixo da inflação. Ela conseguiu uma grande vitória em levar o projeto para o plenário”.


A declaração foi feita nesta terça-feira(27) pelo senador pedetista Cristovam Buarque presidente da Comissão de Educação do Senado federal.

Fátima Bezerra entrou com recurso junto à Câmara dos Deputados para que o Projeto de Lei 3776/08, que define o cálculo de reajuste do piso do magistério, fosse votado em plenário depois que a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou substitutivo definindo que seria usado apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no cálculo.

“O PL, da forma como passou na CFT, vai reajustar o Piso Salarial Nacional do Magistério de 4,5% a 6%, enquanto o substitutivo aprovado anteriormente pelo Senado Federal e relatado pelo senador Cristovam Buarque possibilitaria um reajuste de 22%”, explicou a presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.


Acrescentando: “O substitutivo aprovado na CFT desvirtua a Lei 11.738/08, que criou o Piso, e a meta 17 do Plano Nacional de Educação, que trata da valorização do magistério. Manter o substitutivo da CFT é cometer uma grande injustiça com os professores”.

Pelas regras atuais, mantidas pelo Senado, o Piso é reajustado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior e pela variação do custo-aluno medido pelo Fundeb (Fundo Nacional de Educação Básica).

Segundo Fátima, havia uma acordo para que fosse mantido o substitutivo do Senado, mas quando o PL 3776/08 voltou para a Câmara, governadores e prefeitos fizeram pressão para que o reajuste se desse apenas pelo INPC.

 Fátima Bezerra defende que há recursos para assegurar uma valorização do Piso, já que o Fundeb tem mais de R$ 1 bilhão para serem usados na complementação.