quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rogério Marinho critica  do livros do MEC:


Do deputado federal Rogério Marinho sobre o polêmico livro do Ministério da Educação, que "encina" aos alunos da rede pública que 10-7=4.


“Os livros distribuídos pelo MEC estão sempre preocupados com doutrinas e pouco atentos em ensinar os estudantes conhecimentos básicos, consagrados e adequados ao ensino que se pretende como alavanca do desenvolvimento econômico e social de milhões de brasileiros. Mais uma vez, no lugar de ensinar, vão rebaixar tudo à ignorância. Estão jogando a toalha. Isso demonstra falta de competência para ensinar”, disse Marinho

terça-feira, 7 de junho de 2011

Novas regras alteram a exigência do Enem para obter o financiamento

Para solicitar o financiamento pelo Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), os estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior. A regra só vale a partir de janeiro de 2012 e foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 7, em portaria que altera artigos das portarias nº 01 e nº 10 de 2010.


Ficarão isentos da exigência do Enem apenas os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Anteriormente, todos os estudantes deveriam ter feito o Enem para solicitar o Fies. Com a nova regra, somente os concluintes a partir de 2010 ou posterior ficam obrigados ao exame.

A portaria define também que os cursos que ainda não tenham o reconhecimento do MEC poderão ser financiados por meio do Fies até que obtenham o conceito de curso, conceito preliminar de curso ou Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para verificação dos critérios de qualidade dos cursos, aqueles que não possuem avaliação positiva no conceito de curso, mas possuírem avaliação positiva no conceito preliminar de curso, poderão ser financiados em alguns casos.

Assessoria de Imprensa da Sesu
Cai o Ministro Antonio Palocci

















O ministro Antonio Palocci entregou  o seu pedido de demissão como ministro-chefe da Casa Civil a presidenta Dilma Rousseff. Após denúncias sobre sua evolução patrimonial reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. No período de 2000 a 2006, em que ele atuou deputado federal, o patrimônio do ministro teria aumentado 20 vezes.
Essa é  a segunda vez que Palocci é afastado do governo depois de se envolver em crises políticas. Em 2006, ele deixou o cargo de ministro da Fazenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa
Ontem o procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, arquivou as representações contra Palocci. A PGR recebeu quatro representações contra o ministro que pediam abertura de inquérito para investigar a evolução patrimonial do ministro nos últimos anos.
Mais um requerimento rejeitado pela bancada do Prefeito

A vereadora  Daguia solicitou através de requerimento a  relação dos servidores públicos municipais ocupantes de  cargo de comissão e funções gratificadas de 01 de Janeiro a 31 de maio do corrente ano,  bem como os respectivos vencimentos, a função que está exercendo, local que está desempenhando suas atividades profissionais e respectivas cargas horárias.  mas mais uma vez os nobres vereadores  da bancada do prefeito rejeitaram o requerimnto.  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Deputado George Soares solicita implantação  implantação de novos cursos no Campus da UERN em Assú.


O deputado estadual George Soares (PR), apresentou requerimento na Assembléia Legislativa, solicitando ao Governo do Estado que a UERN realize um estudo de viabilidade técnica para oferecer os cursos de Direito, Enfermagem e Medicina no município de Assú, e garante que vai lutar para que esta reivindicação seja atendida.

O Campus Prefeito Walter de Sá Leitão em Assú, oferta desde sua inauguração, apenas 04 cursos (Letras, Pedagogia, História e Economia), que atendem a estudantes de cerca de 20 municipios circunvizinhos, diante disto, o deputado George entende que é de fundamental importância esse estudo para a viabilização de novos cursos, que irão atender aos milhares de estudantes que residem nas regiões Central, Salineira e Vale do Açú.
“Diante dos anseios dos estudantes das regiões Central, Salineira e Vale do Açú, o Estado tem por obrigação democratizar o acesso ao ensino, por isso, protocolei este requerimento que beneficiará as famílias carentes que não tem condições de custear as despesas de seus filhos para que eles estudem em outros municípios, por serem muito distantes de seus domicílios”, afirmou George.

Blog Robson Pires
Bactéria já matou 22 na Europa; broto de feijão pode ser origem


O Instituto Robert Koch (IRK) divulgou neste domingo que o número de mortes por complicações causadas pela bactéria Escherichia coli (E. coli) subiu para 22 (21 na Alemanha e um na Suécia) e que os casos confirmados somam 1.526, e autoridades disseram que a fonte do surto pode estar em brotos de feijão.
Aids faz 30 anos com 33 milhões de infectados no mundo


No próximo domingo serão completados 30 anos da descoberta da Aids, uma doença viral que, apesar de não ter cura, pode ser controlada graças aos novos tratamentos.

A Aids consiste na deterioração do sistema imunológico, que leva à perda progressiva da função de certas células do sistema imunológico denominadas linfócitos CD4, deixando o organismo bastante vulnerável.
NÚMERO DE AFETADOS: No mundo todo há 33,3 milhões de afetados pelo vírus HIV, dos quais 65% vivem na África Subsaariana.
A Aids é a principal causa de morte na África, continente com maior número de infectados.
O segundo continente mais afetado é a Ásia, com 4,7 milhões de pessoas.
Desde que a doença foi identificada, cerca de 60 milhões de pessoas foram infectadas.
Em 2008, dois milhões de pessoas morreram e 2,7 milhões contraíram o HIV, embora esse último número represente uma queda de 17% nos últimos oito anos, segundo a Unaids.

Na América Latina, 1,8 milhão de pessoas estão infectadas, entre adultos e crianças, e em 2008 houve 77 mil mortes. O país latino-americano com mais casos em termos absolutos é o Brasil, já que tem também a maior população. Por outro lado, os países com mais casos por habitantes são Haiti, República Dominicana e Bahamas.

TRATAMENTO: Ainda não existe um medicamento que cure definitivamente a Aids, nem uma vacina que evite a doença, embora tenha sido demonstrada a importância dos antirretrovirais, que melhoram muito a qualidade de vida dos doentes.

As dificuldades médicas para combater a doença se devem ao fato de o HIV se integrar rapidamente ao DNA da pessoa, o que o torna "invisível" para o sistema imunológico

Na América Latina, onde atualmente há 1,8 milhão de pessoas infectadas, os tratamentos alcançam 60% dos pacientes.

domingo, 5 de junho de 2011

VEREADORA DAGUIA SOLICITA A CASA DA CULTURA PARA JUCURUTU

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jucurutu, realizada na segumda-feira (30), a Vereadora Professora Daguia C Lopes (PP) apresentou  tres  requerimentos solicitando melhorias  para  cidade de Jucurutu, incluindo a implantação da cas da cultura  para o Municipio de JucurutuRequerimento Nº 25/2011


Requerimento Nº 26/ 2011.
Requeiro na forma regimental desta Egrégia Câmara de Vereadores, que depois de lido e aprovado, seja encaminhado ao Exmª Governadora do nosso Estado, com copias para o Prefeito Municipal e para o Deputado Estadual George Soares o seguinte pleito:

1 – Implantação da casa da cultura em nosso município visando disseminar e oferecer diferentes oportunidades e melhores condições de apoiar não só os produtores de cultura da região, mas também professores, estudiosos, pensadores e artistas, a fim de que possam criar núcleos de produção, debate, crítica e divulgação de suas experiências artísticas e culturais em nosso município.

VEREADORA AINDA  SOLICITOU A INCLUSÃO DO MUNICIPIO DE JUCURUTU NO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO



Excelentíssima Senhora Presidente,

Requeiro na forma regimental desta Egrégia Câmara de Vereadores, que depois de lido e aprovado, seja encaminhado a Exmª Governadora do nosso Estado, com copias para o Prefeito Municipal e para o Deputado Estadual George Soares o seguinte pleito::

1 – A inclusão do município de Jucurutu/RN nos programas do Primeiro Emprego,.visando dar maiores oportunidades aos jovens Jucurutuense que ainda não tem experiência profissional poder ingressar no mercado de trabalho como também estimulando-os a continuarem se aperfeiçoando em uma profissão.


Requerimento Nº 024 /2011

Excelentíssima Senhora Presidente,
Requeiro na forma regimental desta Egrégia Câmara de Vereadores, que depois de lido e aprovado, seja encaminhado ao Executivo Municipal seguinte pleito:

I - Requer ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que providencie junto ao órgão competente a iluminação pública do trecho quem liga a Rua Maria das Dores Fernandes ao Conjunto Habitacional Novo Rumo II tendo em vista que os moradores do referido trecho estão desprovidos do benefício, mesmo pagando pelo serviço.
VEREADORA  DAGUIA SOLICITA  IMPLANTAÇÃO ACADEMIA PUBLICA NAS PRAÇAS DE JUCURUTU

















Durante a realização da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jucurutu, realizada na segumda-feira (16), a Vereadora Professora Daguia C Lopes (PP) apresentou requerimento solicitando ao Prefeito Municipal, que viabilize a implantação de academias publicas ao ar livre nas praças da cidade e Jucurutu.

Requerimento Nº 020 /2011


Excelentíssima Senhora Presidente,
Requeiro na forma regimental desta Egrégia Câmara de Vereadores, que depois de lido e aprovado, seja encaminhado ao Executivo Municipal o seguinte pleito:
I - Implantação de Academias publica ao ar livre, nas praças de nossa cidade, como também nas comunidades de Boi Selado e Janúncio Afonso sob a supervisão de profissionais da Educação Física, melhorando a qualidade de vida da nossa população, sejam jovens, adultos ou idosos.

Este será um projeto a serviço da vida, dando suporte a todos aqueles que gostam e precisam de atividades físicas supervisionadas e orientadas por profissionais de Educação Física.
Data 16/05/2011 Requerimento Nº 020 /2011


Sala da Secretaria da Câmara Municipal de Jucurutu/RN 16 de maio de 2011.

Maria da Guia da Cruz Lopes
VEREADORA