quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vacina contra a dengue é testada em cinco capitais brasileiras

Se aprovada, dose pode entrar no mercado em 2014, diz laboratório. Hoje, única forma de enfrentar a doença é combater o mosquito.


  Cinco capitais brasileiras – Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória – estão participando dos testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia. Em testes anteriores, o medicamento tem se mostrado seguro para a saúde.
Hoje o único método de prevenir a transmissão do vírus é agir sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor, seja com inseticidas – fumacê – ou com a eliminação dos criadouros – água parada.
Os voluntários escolhidos para a pesquisa têm entre 9 e 16 anos e são acompanhados de perto por uma equipe médica enquanto fizerem o tratamento. Dois terços dos pacientes recebem a vacina candidata e os demais tomam doses de placebo – uma substância que não tem efeito no corpo.
A vacina é composta por três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses. Todos os pacientes serão observados durante o período, e qualquer caso de febre deve ser relatado aos médicos pesquisadores. O objetivo é saber quais crianças e adolescentes vão ter dengue ou não.
Para que ela seja considerada eficiente, o número – relativo – de casos de dengue entre os pacientes que tomaram a vacina precisa ser no máximo 30% do número de casos entre os que receberam doses de placebo.

Potiguar de Serra Negra do Norte participa da Câmara Mirim, em Brasília.


O Rio Grande do Norte esteve presente na edição 2011 da Câmara Mirim, realizada pela Câmara Federal, em Brasília. A vereadora mirim de Serra Negra do Norte, Ana Catarina Monteiro Ramos, de 14 anos, foi a única potiguar selecionada entre mais de 1,2 mil inscritos de todo o país.
A Câmara Mirim, projeto do Congresso Nacional que já está em sua sexta edição, foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e contou com 400 crianças de 7 a 14 anos. O projeto permite a estes pequenos brasileiros conhecer a vida de um parlamentar federal por um dia. Os participantes ainda puderam apresentar seus projetos, sendo três deles colocados para discussão e votação em plenário pelos próprios alunos.
Idealizador do projeto da Câmara Mirim em Serra Negra, o vereador Sérgio Fernandes (PSDB) comemora a participação de uma representante da cidade no evento. Presidente do PSDB Jovem no Rio Grande do Norte, o parlamentar disse que “é um orgulho para o município a presença de Ana Catarina em Brasília”.
Já o deputado federal Rogério Marinho, que apoiou a inscrição da vereadora mirim de Serra Negra, disse que a presença do RN no evento é fundamental, já que demonstra o interesse dos mais jovens pela política do estado.
Fonte Blog marcos Dantas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo do RN abre concurso com 3.500 vagas para educação.

O Governo do Rio Grande do Norte lançou edital de concurso público para preencher um total de 3.500 vagas na área de Educação, sendo 600 para especialistas pedagógicos e 2.900 para professores. O salário inicial para o cargo é de R$ 1.246,35 para uma carga horária de 30 horas semanais.

Matérias
As especialidades para o cargo de professor são as de artes, biologia e ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e pedagogia.

Inscrições
Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 25 de outubro, por meio do endereço www.cesgranrio.org.br. O custo da taxa de inscrição é de R$ 50.

Avaliações
A seleção será organizada pela Fundação Cesgranrio. Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas e de redação, aplicadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caiacó, João Câmara, Mossoró e Pau dos Ferros. O concurso também prevê prova de títulos.