Noruega
Sobe para 93 o número de mortos em ataque terrorista
A polícia da Noruega prendeu, neste domingo, vários suspeitos de envolvimento no atentado terrorista que horrorizou o mundo na última sexta-feira. A operação policial foi realizada por equipes especiais das forças de segurança em uma casa num distrito industrial nos arredores da capital Oslo. Depois da morte de mais um ferido, o número de mortos subiu para 93.
.Anders Behring Breivik, de 32 anos, que assumiu a autoria dos ataques, disse à polícia de Oslo ter agido sozinho. Depoimentos de sobreviventes, entretanto, deram a entender que poderia haver outro atirador. Breivik descreveu suas ações como "cruéis, mas necessárias".
"Breivik admitiu ambos os atentados, a explosão e o tiroteio, mas não admite culpa criminal", disse o chefe de polícia Sveinung Sponheim, em uma entrevista. "Ele disse que estava sozinho, mas a polícia precisa verificar tudo o que ele disse".
Com a última morte, são 86 o número de vítimas no tiroteio em um acampamento de verão da juventude do Partido Trabalhista na ilha de Utoeya, onde Breivik atirou contra 600 pessoas. Cerca de duas horas antes, outras sete foram mortas na explosão de uma bomba diante da sede do governo, em Oslo. São 96 os feridos.
Testemunhas que participavam do acampamento disseram que Breivik, antes de começar a disparar, atraiu as pessoas em sua direção dizendo ser um policial. As pessoas se esconderam ou correram para a água para escapar da carnificina; alguns fingiram de mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário